Porto

Os programas de Cooperação e Desenvolvimento Comunitário apresentados pelas Rotas Solidárias são, constantemente, adaptados e ajustados às necessidades das comunidades. Planeamos os programas com as populações locais e as organizações, possibilitando assim o desenvolvimento de um trabalho comunitário estruturado, garantindo que os participantes cooperem, de uma forma significativa, para o desenvolvimento da comunidade local.

Os programas têm com o objectivo envolver os participantes nas actividades dinamizadas na comunidade. As actividades podem envolver a realização de oficinas artísticas e educativas com crianças e jovens; oficinas ambientais ou protecção animal.

Estadia Mínima
Os programas são organizados para um período mínimo de 8 dias. Caso queira uma estadia mais prolongada, p.f. contacta-nos através do email geral@rotassolidarias.org

Data Programa
O programa está aberto todo o ano.

Quem pode participar
Os programas destinam-se a pessoas a partir dos 18 anos ou menores acompanhados por um adulto responsável, desde que reúnam condições de saúde.

Requisitos
Para se envolver num dos programas não é necessária qualquer experiência prévia, somente vontade e energia para atingir os objectivos de todas as actividades.

Custos de Participação (por pessoa)

430€ (IVA incluído) + VOOS
Programa organizado em colaboração com os parceiros turísticos
Actualmente há muitas formas de se deslocar a preços acessíveis, optamos por não incluir o valor da deslocação até ao país do programa para que possa a escolher a melhor solução para si. Se pretender ajuda na organização do voo, p.f. contacte-nos através do email geral@rotassolidarias.org

 

Quero Participar
Roteiro Porto

1.º Dia
Chegada ao Porto

2.º Dia
Percurso comunitário pelo centro histórico do Porto orientado por um guia comunitário que conta histórias, partilha memórias e curiosidades ao longo do percurso. Inclui um lanche típico à moda das tascas do Porto com petiscos típicos e tradicionais. Resto do dia livre para passear e descobrir o resta da cidade

3.º ao 6.º Dia
Desenvolvimento do trabalho comunitário, tempo livre para usufruir dos encantos da cidade.

7.º Dia
Circuito Eco-Social (Re)descobrir o Porto de forma informal e familiar. Circuito de descoberta e aventura, onde segredos do espaço urbano e rural são desvendados com toda a naturalidade. Resto do dia livre para passear e descobrir o artesanato típico da cidade.

8.º Dia
Check-out do Hotel. Fim dos nossos serviços

Alteração do Programa | Caso seja necessário, tendo em conta o interesse de todas as partes envolvidas, poderão ser efectuadas adaptações favoráveis à boa concretização do programa.

Organização

O que está incluído no programa?

Alojamento quarto partilhado (o programa é sempre em quarto partilhado mesmo que se inscreva individualmente. Para quarto individual, p.f. contactar as «Rotas Solidárias») com pequeno-almoço; acesso à cozinha; internet wifi.
Deslocação para o programa de trabalho comunitário.
Orientações e informações sobre a cidade, programa e actividades; trabalho administrativo e de gestão do programa.
1 Circuito Eco-Social e 1 Percurso Comunitário pelo centro histórico Porto.

O que não está incluído no programa?

Os custos com os voos e taxas de deslocação até ao país do programa. Desta forma tem flexibilidade para escolher a melhor solução, actualmente há muitas formas de se deslocar a preços acessíveis.

Para participar é obrigatório um Seguro de Viagens que cubra despesas médicas e de repatriamento. Pode escolher a melhor solução através da Seguradora ou em muitos casos as companhias disponibilizam seguros opcionais na aquisição do bilhete.

Vistos, passaporte e despesas associadas à obtenção do mesmo.

Consulta do viajante e medicação (em caso de necessidade);

Despesas de carácter pessoal; alimentação não especificada no programa; gratificações de qualquer espécie; entradas em monumentos e museus; actividades e visitas extra, assim como, todos os serviços não mencionados no programa.

Descrição custos programa

O valor do programa engloba:

O pagamento dos serviços organizados pelos parceiros.

Uma percentagem do valor gerado pelo projecto Rotas Solidárias é doado à comunidade para colmatar necessidade identificadas e dar continuidade aos projectos sociais

Taxa de inscrição, esta é a única fonte de rendimento que as «Rotas Solidárias» recebem para a sustentabilidade do projecto. Contribui para manter os custos de promoção e marketing, custos administrativos, despesas para realizar visitas de acompanhamento aos projectos sociais em todos os países que actuamos e custos com a equipa do projecto.

Como Participar

É simples… basta enviar um email para geral@rotassolidarias.org com o a identificação do programa e a disponibilidade de datas para viajar e receberá toda a informação necessária para mergulhar numa experiência única.

Política de Cancelamento

Por se tratar de um programa combinada entre diferentes parceiros e sujeita a determinadas condições, qualquer cancelamento por parte do participante pode produzir taxas de cancelamento:

  1. Superior a 15 dias, pena de 40% do preço total do programa
  2. Entre 15 e 7 dias, a penalidade de 60% do preço total do programa
  3. Menos de 7 dias, a penalidade de 100% do preço do programa

Viajar e Cooperar é uma forma inovadora e sustentável de conhecer o mundo, tem o propósito de colaborar com a comunidade ao mesmo tempo que proporciona ao participante o conhecimento da cultura local.

Visão

Trabalhar em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável.

Missão

Implementar programas de Cooperação e Desenvolvimento Comunitário que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais equitativas.

Valores

“Dou valor às coisas, não por aquilo q ue valem, mas por aquilo que significam”
Gabriel García Márquez