Quem somos

Rotas Solidárias é um projecto social, sem fins lucrativos, criado em 2011, na cidade do Porto, que actua a nível nacional e internacional no âmbito da Cooperação e Desenvolvimento Comunitário.

Tem na sua génese trabalhar com a comunidade na implementação de programas que envolvam os pilares da Sustentabilidade – que sejam socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente correctos.

O projecto assenta nos princípios do Desenvolvimento Sustentável definidos pelo Relatório de Brundtland de 1987 que considera que este é um “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades” e nos princípios do Desenvolvimento Comunitário enquanto processo gerado para melhorar as condições de vida de uma comunidade, tendo em consideração as suas próprias especificidades. Assim, as Rotas Solidárias promovem um desenvolvimento equilibrado e integrado com respeito pelos valores e pela cultura da comunidade tirando ainda partido da sua riqueza histórica.

O projecto Rotas Solidárias está focado em proporcionar a todas as partes envolvidas uma relação de partilha em que todos cooperam e beneficiam de uma sociedade mais justa e equitativa.

 

Em 2012 a Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, premiou o projecto Rotas Solidárias com uma Menção Honrosa no 1.º concurso de Inovação Social do Porto.

 

Para além do projeto “Sorrisos de Porta em Porta” foram agraciados, com menções honrosas, os seguintes projetos: (…) e “Rotas Solidárias”, de InComunidade – Cooperativa de Solidariedade Social CRL.

cislogo_2015

Guardar

O que fazemos

Desenvolvemos programas planeados de acordo com as necessidades e as características das comunidades em que estão inseridos e tendo em conta as aptidões e interesses dos participantes.

Programa Viajar e Cooperar é desenvolvido com a finalidade de associar as viagens socialmente responsáveis, o trabalho em prol da comunidade e a solidariedade
Quem participa dinamiza acções com a comunidade, envolve-se com a população local, conhece a sua cultura, as suas tradições e contribui para o crescimento da economia local.

Programa Rota dos Livros é dinamizado em contexto escolar, durante o ano lectivo, tem como finalidade contribuir para o enriquecimento curricular dos jovens e promover a sua participação cívica através da organização de diversas actividades práticas com a comunidade.

 

Os momentos de partilhas de experiências e a promoção da interculturalidade são a base dos programas, que contribuem desta forma para a construção de uma ampla cidadania com igualdade de direitos.

Programas de Cooperação e Desenvolvimento Comunitário

VIAJAR E COOPERAR

Viajar e Cooperar é uma forma inovadora e sustentável de conhecer o mundo, tem o propósito de colaborar com a comunidade ao mesmo tempo que proporciona ao participante o conhecimento da cultura local.

Visão

Trabalhar em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável.

Missão

Implementar programas de Cooperação e Desenvolvimento Comunitário que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais equitativas.

Valores

“Dou valor às coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam”
Gabriel García Márquez