Viajar e Cooperar é uma forma inovadora e sustentável de conhecer o mundo, tem o propósito de colaborar com a comunidade no seu desenvolvimento ao mesmo tempo que proporciona ao participante o conhecimento da cultura local.

Quem participa investe parte do seu tempo a dinamizar acções de cooperação com a comunidade e paralelamente convive com o dia-a-dia da população local, conhece a sua cultura  e tradições, o que lhe vai proporcionar uma percepção do destino que não é apenas turística mas também humana, cultural e social.

Desta forma, os programas Viajar e Cooperar beneficiam tanto os participantes como a população, potenciando o desenvolvimento da comunidade e da sua economia. É uma forma de viajar que promove a cidadania e possibilita novas visões do mundo e de diferentes modos de vida.

Os programas Viajar e Cooperar  caracterizam-se por envolver os participantes em acções de trabalho comunitário durante um período da estadia. Durante o resto do tempo os participantes têm a possibilidade de conviver com os habitantes locais, envolver-se no seu quotidiano, conhecer a gastronomia e o artesanato local, viver a sua cultura e encantos naturais e históricos.

Existe um conjunto de iniciativas em que os participantes se podem envolver enquanto exploram um lugar novo e descobrem outras culturas.
Podem dinamizar oficinas artísticas e educativas com crianças e jovens; ensinar um idioma; realizar acções de formação em diferentes áreas; apoiar a escola na gestão interna; organizar a biblioteca da escola, melhorar as infra-estruturas; ajudar a organizar o material angariado.

Quem participa nesta experiência tem a oportunidade de embarcar numa aventura que lhe permite fazer a diferença e regressar a casa com uma das experiências mais emocionantes da sua vida!